Hoje em dia muitos têm dúvidas sobre como funciona o consórcio de imóvel e se ele realmente é um tipo de investimento ou uma furada. Nesse momento eu tenho que te dizer que na realidade ele não é nenhuma das duas opções, no entanto, eu vou te explicar o porquê.
Primeiro lugar, o que é um consórcio?
Consórcio é a reunião de pessoas com interesse em comprar o mesmo tipo de bem, não só, mas também de forma programada e planejada. É a forma de compra parcelada mais barata do mercado e ainda conta com a vantagem de pagamento à vista no momento da liberação do crédito, o que te oferece poder de negociação no valor.
Segundo lugar ouvimos muito dizer que o consórcio é “furada”.
Não é, ele é um planejamento, o que acontece é que muitas vezes as pessoas entram no plano achando que vão pegar esse crédito rápido e no final das contas não acontece bem assim. Você concorre mensalmente por sorteio (nessa forma de contemplação não existe uma data prevista, depende de sorte), outra forma de tirar o crédito é o lance, no entanto, seguimos não podendo garantir uma data, mas podemos ter uma estimativa de prazo.
Terceiro lugar, o consórcio é investimento?
Não, ele é uma ponte para investimento.Como assim?
Apesar de após ser contemplado o consórcio ter rendimentos, ele em si, não é considerado investimento, porque investimento é o que você vai fazer com esse crédito após liberado, comprar um imóvel e alugar?, talvez construir e vender mais caro?, contemplar o crédito e vender com ágio? ou até mesmo para alavancagem patrimonial, essas sim são formas consideradas investimentos e o consórcio faz com que você alcance esses objetivos pagando menos. Hoje uma taxa de administração do consórcio é mais barata do que o valor aplicado e rendendo, ou seja, vale a pena ter ambas as cestas no seu portfólio.
O que eu posso fazer com o consórcio de imóvel?
– Comprar imóvel urbano (novo, usado, misto);
– Terreno;
– Construir (residencial ou comercial);
– Reforma (residencial ou comercial);
– Galpões;
– Imóvel Rural;
– Igrejas;
– Imóvel na planta;
– Quitar imóvel financiado com interveniente quitante;
– Quitar imóvel próprio financiado direto com o proprietário ou construtora;
– Juntar cotas para aquisição de bens de valores expressivos, em grupos diferentes dentro do bem imóvel.
Ou seja, um produto para cada perfil de cliente= investidor, investidor imobiliário, imóvel na planta, construtoras e Pessoas Jurídicas, entre outros.
Lembrando que também é possível utilizar o FGTS como parte de pagamento do lance e/ou complemento de crédito, mas, é importante você analisar se a caixa libera na sua atual situação.
O que é cobrado no consórcio?
Essa é uma pergunta recorrente, em geral, no consórcio é cobrado taxa de administração, taxa de adesão ( ainda assim, não são em todas as administradoras que cobram), Fundo reserva ( não são todas as administradoras que cobram), seguro prestamista (seguro de vida), fundo comum (valor do crédito).
Certamente é necessário consultar em cada administradora valores cobrados e analisar também seu contrato antes de efetivar o pagamento. Essas taxas podem variar de acordo com contrato.
Como saber se o consórcio vale a pena, se é o melhor caminho?
Você precisa se fazer as seguintes perguntas:
- O imóvel é prioridade na minha vida, quero essa segurança? Porque?
- Posso comprar à vista? Se sim, essa forma é mais barata do que comprar um consórcio e investir a diferença?
- Só posso comprar parcelado, existe outra forma mais barata?
- Eu posso pagar pelas parcelas?
- Posso me programar financeiramente e aguardar a contemplação?
- Quero realmente pagar mais barato?
- Você possui patrimônio suficiente para garantir seu estilo de vida futuramente?
- Quais investimentos você tem hoje que geram uma renda passiva?
- Se algo acontecer com você hoje, sua família estaria protegida?
Você viu que o consórcio de imóvel não é furada e é um meio para investimento, agora o ideal é consultar a administradora pela qual vai fazer a aquisição e o idoneidade do vendedor, lembre-se que como nossos avós diziam quem investe em terra não erra, hoje o imóvel é sim a forma mais segura de investimento, além disso você não precisa começar com um crédito de 1 milhão, você pode começar com valores menores de 80, 100 mil e aumentar esses investimentos com lucros vindos do próprio consórcio ou com o aumento da sua renda.
Ficou alguma dúvida? deixa aqui embaixo nos comentários.
Acompanhe nosso blog no link abaixo:
https://valorizerepresentacao.com.br/blog/
Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.instagram.com/jessicazupellii/